Notícias Viva Mais

Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 13/08/2018

Médico fala sobre infertilidade do casal

Incompatibilidade do casal é responsável por 20% dos casos

Participação do Dr. Joaquim Roberto Costa Lopes, médico especialista em reprodução humana

Médico fala sobre infertilidade do casal

Quando um casal não consegue engravidar, pensa-se logo que a dificuldade é da mulher. Porém, isso é um erro: as taxas de infertilidade masculina e feminina são similares, cerca de 40% para cada grupo. Os 20% restantes, ficam por conta da incompatibilidade do casal, quando existem problemas em ambos os parceiros, que podem estar dificultando a chegada do bebê.

Vale lembrar que, para engravidar, não é necessário ter relação diariamente se essa não for a rotina e o desejo do casal. O espermatozoide sobrevive no colo uterino, após uma relação no período fértil, por até três dias, pois o muco cervical (tem o aspecto de uma clara de ovo, que a mulher elimina, pela vagina, no período da ovulação) abriga e protege esses espermatozoides, de modo que sobrevivem longamente. 

“A maioria dos casais, que tiveram os filhos que planejaram ter, possuem um ritmo de coitos de 2 a 3 vezes por semana”, (Dr. Joaquim Lopes, médico especialista em reprodução humana)

Há também aqueles casais inférteis que concentram, erroneamente, as relações no período fértil, passam a ter relações diárias nessa fase do ciclo menstrual, muitas vezes, sem o menor desejo sexual. “Quando a gravidez chega logo, tudo bem. Mas, com o tempo, essas relações forçadas (e desnecessárias) produzem um desgaste emocional do casal, propiciando desajustes na vida conjugal”, explica o Dr. Joaquim Lopes.

Um casal com dificuldades para engravidar deve buscar auxílio médico em algumas situações. É recomendado que a mulher, tendo menos de 30 anos, aguarde uma gravidez espontânea por dois anos. Na faixa de 30 a 35 anos, a espera pelo bebê não deve passar de um ano. Entre 35 e 40 anos, o casal deve procurar o médico especialista, se não engravidar, após seis meses de tentativas. 

É importante destacar, que “muitos casos de infertilidade podem decorrer de falta de informação, pois os casais não estão atentos para o seu momento fértil: se a mulher tem um ciclo de 28 dias, por exemplo, gira em torno do 14º dia. “É preciso deixar claro que a maioria dos casos de infertilidade se resolve no consultório, com orientação médica ou com medicações. Existem muitas condições em que o tratamento pode ser apenas uma medicação, porém, 30% dos casais, 1/3 dos casais, precisam de técnicas de reprodução assistida”, finaliza o Dr. Joaquim Lopes

Compartilhe essa notícia: