Como é realizado a técnica da lipoaspiração?

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dra. Andréa Strauch

Publicado: 4 de fevereiro de 2019 - Atualizado: 4 de junho de 2019

Antigamente a lipoaspiração era feita com a técnica seca, não se infiltrava nada e isso fazia com que sangrasse muito. Havia uma perda de sangue de cada litro aspirado de 25%. 

Hoje em dia, usamos uma técnica que se chama de úmida ou super-úmida, ou seja, injeta-se uma solução de soro fisiológico com adrenalina, essa adrenalina vai causar uma vasoconstricção e isso diminui o sangramento. Com a técnica úmida e a super-úmida se consegue diminuir essa perda de 25% para em torno de 3%. A cada litro de gordura que se tira, só entre 3% e 5% é de sangue.

O primeiro passo é fazer incisões bem pequenas, em torno de 0,5cm – são escolhidos lugares que vão ficar escondidos ou áreas que se consiga disfarçar, como numa ‘dobrinha’ que o paciente já tem. A partir daí, infiltra-se a solução com adrenalina (para três litros de gordura retirada, injeta-se cerca de cinco a seis litros de solução), que vai agir em torno de cinco a dez minutos. Após, introduz-se uma cânula, que varia de espessura de acordo com a área corporal. Através das incisões, faz-se um movimento com o braço de vai e vem e essa cânula fica conectada a um aparelho que faz uma pressão negativa, faz um vácuo e isso é que puxa a gordura que vai saindo para este aparelho.